quarta-feira, 17 de junho de 2009

Governo quer António Vitornio no "comité de sábios" que vai elaborar o novo conceito estratégico da NATO

(imagem tirada daqui)

Notícia do Público:

O Governo propôs o nome de António Vitorino para integrar o futuro "comité de sábios" que vai elaborar o próximo conceito estratégico da Aliança do Tratado do Atlântico Norte (NATO), que será aprovado na cimeira da Aliança a realizar em Portugal em 2010 ou 2011, disse o representante diplomático português na NATO, embaixador Fernandes Pereira.

A proposta não significa que Vitorino venha efectivamente a integrar o grupo que terá por responsabilidade definir as linhas mestras das prioridades estratégicas da NATO para os próximos anos. Esse comité não terá representantes de todos os países e integrará "entre dez a 15 membros", disse o porta-voz da NATO, James Appathurai, num encontro com jornalistas portugueses em Bruxelas.

O novo conceito estratégico poderá abranger uma revisão do princípio das decisões por consenso em vigor desde a fundação da NATO em 1949. "Não existe um consenso quanto à alteração da regra do consenso", disse Appathurai, confirmando porém que alguns países gostariam de ver alterado esse princípio para agilizar processos de decisão. Uma eventual alteração desse princípio nunca abrangeria os principais níveis de decisão estratégica e situar-se-ia sempre "abaixo do nível do Conselho do Atlântico Norte", disse.

António Vitorino foi convidado pelo secretário-geral da aliança, Jaap de Hoof Scheffer, a participar num seminário a 7 de Julho, que será o primeiro passo da discussão do próximo conceito estratégico da NATO. No entanto, o processo de elaboração do novo conceito será conduzido pelo próximo secretário-geral, o dinamarquês Anders Fogh Rasmussen, que assumirá funções em Agosto.

A fragata portuguesa Corte Real vai entretanto deixar as operações de combate à pirataria ao largo da Somália a 28 de Junho, devido à substituição da força da NATO comandada pelo navio português por uma outra força que permanecerá no local por um período por enquanto indeterminado.

Sem comentários:

Enviar um comentário