A Comissão Portuguesa do Atlântico (CPA) é uma associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da lei portuguesa, com as seguintes finalidades principais:
- Dar a conhecer a Organização do Tratado do Atlântico;
- Divulgar a contribuição portuguesa para a prossecução dos objectivos da Aliança, na defesa da paz, da liberdade, da democracia pluralista e dos direitos do homem;
- Contribuir para o estreitamento das relações de amizade e de compreensão entre os países aliados e para a elevação do nível de vida e a promoção social dos respectivos povos.
A Comissão Portuguesa do Atlântico é membro de pleno direito da Atlantic Treaty Association (ATA), organização que promove o mesmo tipo de propósitos e em que, presentemente, estão filiados 42 países.
A Comissão Portuguesa do Atlântico tem desempenhado regularmente um papel muito activo no seio da ATA, tendo alguns dos membros do seu Conselho Directivo exercido funções do maior relevo na ATA. É o caso do Dr. Bernardino Gomes que foi vice-presidente da ATA entre 1985 e 1988, e presidente entre 1988 e 1991; é o caso do Dr. António Borges de Carvalho que foi Tesoureiro da ATA durante seis anos, entre 1994 e 2000, e que exerceu as importantes funções de Secretário-Geral, na respectiva sede em Paris, entre Maio de 2000 e Novembro de 2003. É também o caso do Dr. António Jorge Gonçalves Rodrigues que presidiu ao Comité de Educação entre 1992 e 1998 e do Vice-Almirante Reis Rodrigues que foi Vice-Presidente da ATA entre 2003 e 2006. Actualmente, os Drs. Bernardino Gomes e António Borges de Carvalho são membros do Comité de Patronos da ATA.
Entre as actividades regulares da Comissão Portuguesa do Atlântico incluem-se a realização de conferências e seminários, e a manutenção de uma Biblioteca e Centro de Documentação acessível a eventuais interessados em assuntos de Defesa e Relações Internacionais, particularmente os directamente relacionados com a NATO. Até final de 2001, a Comissão assegurou também a edição e distribuição da versão portuguesa da revista “Notícas da OTAN”; a partir de 2002, esta colaboração mantém-se para efeitos de tradução e edição, visto que a distribuição da revista passou a ser feita exclusivamente em versão on-line.
O actual Presidente da Comissão Portuguesa do Atlântico é o Dr. Bernardino Gomes e o actual Presidente da ATA é o Dr. Karl Lammers, da Alemanha.
A Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico (AJPA) é uma organização de jovens criada em 1995 no âmbito da Comissão Portuguesa do Atlântico, e enquadra-se ainda entre as diversas associações congéneres que compõem a Youth Atlantic Treaty Association (YATA), uma organização criada no âmbito da ATA.
O objectivo central desta organização é sensibilizar os jovens, de uma forma dinâmica e actual, para o estudo e reflexão sobre as questões de Segurança e Defesa Nacional, Europeia e Transatlântica.
Para este efeito, a AJPA organiza uma série de eventos, em cooperação com entidades públicas e privadas com as quais mantém relações privilegiadas, no sentido de atingir o objectivo que se propôs e simultaneamente ir ao encontro dos jovens.
Das actividades que organizamos anualmente destacamos as seguintes:
- Seminários internacionais com participantes dos países membros da NATO e países membros dos programas de parceria, com o apoio do Estado-Maior General das Forças Armadas;
- Organização de exercícios de simulação do Conselho da NATO, em situações de crise;
- Organização de conferências em cooperação com várias Universidades Portuguesas;
- Organização de debates e tertúlias académicas;
- Auxílio com documentação para alunos e indivíduos interessados em questões de Segurança e Defesa;
- Viagens de estudo às instituições comunitárias e à sede da OTAN.
Para além destes aspectos, os membros da Direcção da AJPA, que trabalham de uma forma voluntária, participam ainda em programas de cooperação, nomeadamente Seminários e outras acções, organizados por Associações congéneres.
A Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico, reflectindo o espírito dos seus destinatários e dos seus membros directivos, é uma organização aberta a colaborações e a propostas de actividades desde que se enquadrem nos objectivos e âmbito da organização.
Actualmente os membros da Direcção da Juventude Portuguesa do Atlântico são: Samuel de Paiva Pires, Jorge Piteira Martins, Rui dos Santos Inácio, Inês Narciso, Paulo Cardoso, Jorge Wahnon Ferreira, Catarina Falcão, Daniela Rodrigues, Carina Machado, Ana Margarida Silva e José Miguel Pires.
O Dr. Jorge Girão (antigo Presidente da AJPA), o Dr. Luís Carolino e Dr. Hugo de Melo Palma fizeram parte da direcção da YATA e o Sr. Samuel de Paiva Pires é actualmente Vice-Presidente daquela organização internacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário