A 13.ª Assembleia Geral da YATA decorreu em Berlim entre os dias 8 e 12 de Novembro de 2008. Começou com uma recepção no lindíssimo Palais am Festungsgraben e um discurso de boas vindas por Troels Frøling, Secretário-geral da ATA, seguindo-se a entrega dos Prémios YATA 2008.
A 9 de Novembro a Assembleia Geral iniciou os seus trabalhos com a sessão de abertura no Federal College of Security Studies (BAKS). Durante a tarde foram apresentados os Joint Research Projects desenvolvidos por diversos delegados durante o último ano, tivemos a oportunidade de ouvir palestras interessantíssimas por parte de oradores como o Almirante Ferdinando Sanfelice Di Monteforte e o Professor Carlos Masala, cujas palestras incidiram particularmente sobre as temáticas regionais do Cáucaso e Balcãs, e as relações com a Rússia, tendo ainda sido realizada uma videoconferência com os nossos colegas da Russian Youth Association for Euro-Atlantic Cooperation. Ao final da tarde tivemos ainda uma vernissage da exposição “Make Art – Not War”, pelas Young Afghan Women Artists da Kabul Art School.
Na segunda-feira, o Concelho da YATA reuniu-se e fez eleger um novo Executive Board, mas, ainda mais importante que isso, aprovaram-se os estatutos revistos, um documento fundamental para a organização. Tivemos ainda a oportunidade de ouvir uma palestra por Elshad Iskandarov, Secretário-geral do Fórum da Juventude da Conferência Islâmica para o Diálogo e Cooperação, que nos deu uma perspectiva mais compreensiva sobre os assuntos relacionados com o diálogo cultural. Durante a tarde juntámo-nos à 54.ª Assembleia Geral da ATA, que começou com os discursos de Angela Merkel, Chanceler alemã, e de Jaap de Hoop Scheffer, Secretário-geral da NATO. A Chanceler alemã enfatizou a necessidade de fortalecer as relações transatlânticas com o recém-eleito Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, a ideia da solidariedade entre os membros da aliança e ainda a parceria renovada com a Rússia. Por outra lado, o Secretário-geral da NATO destacou o simbolismo da Porta de Brandenburgo como forma de incentivar a ATA para continuar a servir como “uma ponte entre a NATO e a opinião pública”, para continuar com as suas capacidades únicas de gerar consensos e ao nível educacional.
O conceito que emprestou o nome a esta reunião, “NATO Talk around the Brandenburger Tor”, consistiu em seis conferências organizadas em seis embaixadas, na terça-feira, onde se discutiram diversos assuntos e desafios que a NATO enfrenta na actualidade:
1. “The US, Europe, NATO and the challenges of the Eastern dimension”, Embaixada dos Estados Unidos da América
2. “Reforming NATO”, Embaixada do Reino Unido
3. “NATO in Afghanistan: Advancing security and promoting peace”, Embaixada da Hungria
4. “European Security and Defense policy (ESDP) and NATO” , Embaixada de França
5. “Ukraine’s role in addressing new security challenges in the Euro-Atlantic Area”, Embaixada da Ucrânia
6. “Red lines of the Russian Foreign and Security Policy”, Embaixada da Rússia.
No final de dia houve ainda uma cerimónia de encerramento no Ministério da Defesa e, finalmente, na quarta-feira, a ATA finalizou os seus trabalhos, coroados desde logo por uma liderança renovada representada pela eleição do Dr. Karl Lamers para a Presidência da ATA.
Este foi um evento único e notável cuja organização temos de agradecer à ATA e YATA da Alemanha, em especial na pessoa do Sr. Christian Schmidt, Presidente da ATA alemã.
Samuel de Paiva Pires
AJPA
Sem comentários:
Enviar um comentário