quarta-feira, 6 de maio de 2009

Organização de Cooperação de Xangai - Uma NATO para o Oriente?

O século XXI parece avizinhar o virar das atenções da sociedade internacional para uma outra área do globo, a da Ásia e do Oceano Índico, ocorrência já prevista em finais do século passado. Tal facto tem especial impacto nos interesses da Aliança Atlântica. À primeira vista poderíamos salientar a mediática questão da pirataria na Somália, contudo, o desenvolvimento das relações NATO-Rússia, com todas as implicações que estas têm no teatro do Afeganistão, actual centro das atenções da Aliança, têm sido prioritárias nos últimos tempos. Neste contexto, podemos destacar uma organização regional asiática tida por alguns como a futura NATO asiática, a Organização de Cooperação de Xangai (OCX). 

Esta organização intergovernamental de segurança, dedicada também à área económica, foi criada oficialmente em Junho de 2001 após a assinatura da Declaração da Organização de Xangai pela Rússia, China, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão. Esta inclui ainda enquanto observadores a Índia, o Irão, a Mongólia e o Paquistão. A sua posição viria a ser cimentada em Julho do mesmo ano quando a Rússia e a China, os gigantes líderes da organização, assinaram o Tratado de Boa Vizinhança, Amizade e Cooperação e em 2002 com a assinatura da Carta da OCX. 
Esta organização não parece apresentar uma posição de antagonismo face à NATO, enumerando mesmo como os seus verdadeiros inimigos o terrorismo, o separatismo e o extremismo. 

Todavia, e apesar dos seus membros mostrarem o interesse no seu contínuo desenvolvimento, a verdade é que no momento esta não é comparável, enquanto organização de segurança, à NATO. Para além de não incluir qualquer cláusula que obrigue as suas partes a um compromisso militar, tem ainda como obstáculo ao seu progresso o facto de os interesses dos dois Estados que a lideram não coincidirem. A Rússia mostra-se preocupada com a defesa da sua esfera de influência e dos seus interesses energéticos, a China, por seu lado, continua empenhada em levar a cabo uma política externa marcadamente realista, pragmática e baseada na cooperação, tirando desta forma proveito de todas as plataformas disponíveis ao seu desenvolvimento. 

Na cidade de Ecaterimburgo, começou nesta segunda-feira, dia 4 de Maio, a conferência constitutiva do Conselho da Juventude da OCX (SCO Youth Council), uma iniciativa russa que surgiu em 2007, onde estão presentes representantes das várias associações de juventude dos Estados membros da organização. Na agenda está o objectivo de desenvolver uma relação de amizade e cooperação entre os seus membros e de iniciar um debate. Este, continuará na cimeira anual de Chefes de Estado da OCX, no próximo mês e na mesma cidade, a ser presidida pela Rússia. Em cima da mesa prevê-se que estará, entre outros pontos, a questão do Afeganistão, que apresenta uma progressiva ameaça e que leva a que os Estados membros desta organização tenham todo o interesse na sua estabilização, estando mesmo entre os maiores investidores neste país.

1 comentário: